quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mapuche encerram greve de fome no Chile

Os últimos dez índios mapuches que faziam greve de fome numa prisão do Chile encerraram o protesto no domingo, dez de outubro. A decisão ocorreu após intensas negociações entre representantes do Executivo e dos indígenas.
O secretário-geral da Presidência, Cristián Larroulet, se reuniu nesta sexta-feira com os três presos mapuches que estavam em greve de fome na prisão de Angol e com os sete que estavam internados no hospital de Victoria por fraqueza.
Segundo o secretário da presidência, as negociações realizadas com o objetivo de encerrar a greve de fome terminaram satisfatoriamente.
Em declarações à Radio Bío-Bío, o porta-voz mapuche Jorge Huenchullán explicou por que preferiram acabar com a manifestação. Ele disse considerar que alguns gestos do Governo davam motivos para que os presos encerrassem a greve. Huenchullán afirmou que o acordo não é totalmente satisfatório para o povo mapuche, mas a medida foi adotada levando em consideração razões de caráter humanitário.
Termina assim a greve de fome que um grupo de presos iniciou no dia 12 de julho, à qual gradualmente foram se somando reclusos de outras prisões do sul do país.

Nenhum comentário: