quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entidades fazem ato simbólico em frente à embaixada do chile em apoio aos mapuche

No dia 22 de setembro, representantes do Conselho Indigenista Missionário (cimi), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Via Campesina realizaram ato simbólico em frente à embaixada do Chile, no Brasil. O objetivo da manifestação foi protocolar um documento destas entidades relacionado à greve de fome de indígenas mapuche no país, que já dura mais de sessenta dias e protestam contra a lei antiterror.

Na embaixada, o grupo foi recebido por um dos conselheiros, Pedro González. O conselheiro afirmou que não poderia fazer nenhum encaminhamento, mas declarou que o governo do Chile já está buscando formas para mudar a lei. Ele afirmou que o governo está dialogando e que espera que a situação se resolva o mais rápido possível. Ainda de acordo com González, o governo vai resolver tudo pela via da legalidade.

documento

No documento entregue, as entidades manifestam total solidariedade ao povo mapuche e repudiam energicamente a aplicação da denominada lei antiterror, como instrumento para calar a voz dos movimentos sociais. O documento afirma ainda que é inaceitável que, em um país que se autodenomina democrático, se criminalize as justas demandas do povo mapuche.

As entidades finalizam o texto esperando não ter que lamentar nenhuma perda de vidas humanas.
LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA NO SITE DO CIMI
Com informações da Assessoria de Imprensa do Cimi

Nenhum comentário: